Petismo desaba, bolsonarismo sobe e empatam em 35%

Lula e Bolsonaro no primeiro debate no 2º turno de 2022, na TV Bandeirantes. (Foto: Renato Pizzutto/Band)

Percentual dos que se declaram petistas recuou de 39% para 35%

Davi Soares –

A polarização entre apoiadores do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nunca foi tão literalmente evidenciada do que no momento atual. É o que indica a pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18), que registra um recuo de petistas de 39% para 35% dos brasileiros, em apenas dois meses, atingindo um empate inédito na série histórica com o bolsonarismo, que saltou quatro pontos, desde os 31% obtidos em abril.

O empate dos grupos que dominam os embates políticos eleitorais é o primeiro desde dezembro de 2022, quando a pesquisa iniciou a estimativa registrando vantagem para o petismo (41%) sobre o bolsonarismo (33%). E resulta de entrevistas com 2.004 brasileiros ouvidos entre 10 e 11 de junho, cerca de dois meses após estourar o escândalo dos descontos criminosos contra aposentados e pensionistas do INSS, em um momento de alta reprovação do governo de Lula e após interrogatórios da ação penal em que Bolsonaro é réu pela acusação de suposta trama golpista.

Entre os eleitores entrevistados, 20% declararam ser neutros, divididos entre Bolsonaro nem o PT de Lula. 7% responderam não apoiar nenhum dos dois polos da disputa política. E 2% responderam que não sabem.

Receba Informações na Palma da Sua Mão