CASTILHO – Com entusiasmo, o diretor de Esportes Sylvinho Black, da prefeitura de Castilho, anunciou mais uma oportunidade para crianças e adolescentes interessadas em artes marciais. Nesta terça-feira, dia 03 de fevereiro, terão início no Centro Comunitário “Hilton de Toledo Júnior” (Leão I), as aulas gratuitas de Judô.
A iniciativa é fruto de mais uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Castilho e a Comerc Energia, empresa do grupo Vibra, que administra a maior plataforma de energia e descarbonização do país.
De acordo com Black, as aulas serão 100% gratuitas e acontecerão todas as terças-feiras, das 16h às 17h, atendendo exclusivamente as crianças na faixa etária dos 06 a 10 anos. Nas quintas-feiras, as aulas serão das 17h às 18h, tendo crianças e adolescentes de 11 a 14 anos como público-alvo do projeto.
Os pais ou responsáveis não precisam realizar inscrições antecipadas, de acordo com o diretor de esportes:
“Os pais ou responsáveis só precisam acompanhar seus filhos no primeiro dia de aula, conforme a faixa etária deles, e realizar a inscrição na mesma hora. As aulas inaugurais serão focadas em apresentar o projeto e o sensei que ministrará as aulas, além de esclarecer dúvidas dos responsáveis pelas crianças e adolescentes”, explicou Sylvinho.
EXPERIÊNCIA E CAPACITAÇÃO TÉCNICA
Com 36 anos praticando Judô, o sensei Dickson José Barros Vieria será o responsável pelo projeto social Judô Gulô, que tem por objetivo principal transmitir valores de respeito e companheirismo aos alunos.
Dickson é artista marcial de Judô desde os 08 anos de idade e há 28 anos é professor desta arte. Ele é faixa preta de 1º, 2º e 3º Dan (avançados), graduado na primeira Academia de Judô do mundo – a KODOKAN (Japão) e filiado tanto à Confederação Brasileira de Judô – CBJ, quanto pela Federação Paulista de Judô – F.P. JUDÔ.
O sensei, que também possui Licenciatura, Bacharelado e Pós-Graduação em Educação Física, disse estar ansioso pelo início deste belo projeto em Castilho e que os pais podem ficar tranquilos, pois as artes marciais auxiliam tanto no desenvolvimento físico e motor das crianças, quanto na formação de caráter dos nossos futuros cidadãos:
“As artes marciais na infância e adolescência promovem desenvolvimento integral, focando em disciplina, autocontrole, respeito e habilidades sociais, além de fortalecer a saúde física (coordenação, força e flexibilidade). Práticas como o Judô, oferecem autodefesa, aumentam a confiança e ajudam na gestão de emoções e ansiedade”, explica o sensei.
Sobre a vasta experiência e o novo projeto social lançado pelo prefeito Paulo Boaventura em parceria com a Comerc Energia, Sylvinho destacou:
“Temos um professor experiente e qualificado, que promete aulas dinâmicas, divertidas e focadas no desenvolvimento técnico e na formação de valores como disciplina, respeito e perseverança. A proposta é promover o judô como uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes, em um ambiente seguro, acolhedor e com estrutura de qualidade”.
Igualmente entusiasmado com a iniciativa, o prefeito Paulo Boaventura fez um convite à população:
“Não perca esta oportunidade de incluir seu filho em uma atividade saudável, educativa e transformadora! Vamos juntos construir uma comunidade forte e saudável, com o judô como nosso guia!”
Colaboração Marco Apolinário/JPN

