TRE arquiva ação contra prefeito de Castilho por unanimidade e confirma vitória eleitoral de Paulo Boaventura

CASTILHO – O prefeito de Castilho, Paulo Boaventura, obteve uma vitória expressiva na Justiça Eleitoral após o arquivamento definitivo da ação movida contra ele, julgada improcedente por unanimidade (7 votos a 0) no Tribunal Superior Eleitoral. O julgamento ocorreu na tarde desta quarta-feira,21, em São Paulo.
A ação foi proposta por um grupo político ligado ao ex-prefeito Joni Buzachero, que acusava, sem provas robustas, o então candidato Paulo Boaventura de ter vencido as eleições municipais de 2024 por suposta compra de votos. A denúncia alegava que a distribuição de bagacinho de cana a produtores rurais teria tido finalidade eleitoral.
Desde o início, a defesa sustentou que a distribuição do subproduto ocorreu em um contexto emergencial, marcado por forte estiagem e constantes queimadas, que colocavam em risco a sobrevivência de centenas de rebanhos na zona rural do município.
Em primeira instância, a ação já havia sido julgada improcedente. Inconformado com a decisão, o grupo derrotado recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral, onde novamente a denúncia não teve provimento, sendo rejeitada por unanimidade.
Durante a sessão no TRE, antes da leitura do voto, o relator do processo, Rogério Cury, abriu a palavra para sustentação oral. O advogado de defesa, Jamil Fadel Kassab, dispensou a manifestação formal, mas fez questão de registrar, na tribuna, seu respeito e admiração pela Corte Eleitoral.
Na sequência, o relator proferiu voto pelo não provimento do recurso, destacando a ausência de provas consistentes e afastando todas as acusações apresentadas pela oposição. O entendimento foi acompanhado pelos demais membros do colegiado, totalizando os sete votos que confirmaram o arquivamento do processo.

EMOÇÃO E DESABAFO – O prefeito Paulo Boaventura acompanhou in loco a sessão que selou o encerramento definitivo da ação e, após o julgamento, manifestou gratidão e tranquilidade quanto à sua conduta pública.
“É um momento de muita gratidão a todas as pessoas que confiaram e acreditaram em nosso trabalho, que nos apoiaram e sempre souberam que atuamos com transparência, lisura, sem ataques, sem agressões e sem uso do poder político para vencer eleições. Essa decisão unânime comprova a confiança da população em nosso trabalho”, afirmou.
Boaventura também destacou o caráter democrático do processo eleitoral de 2024, considerado um dos mais disputados da história do município. “Foi uma eleição muito difícil, talvez a mais acirrada que Castilho já viveu. Fomos vencedores pelo segundo mandato consecutivo e vamos responder à sociedade com ainda mais trabalho, enterrando de vez a velha política, o favoritismo e o coronelismo”, completou.
Ao final, o prefeito fez questão de agradecer à equipe jurídica responsável pela defesa. “Faço questão de destacar o trabalho da advocacia Kassab, que acompanhou todo o processo de forma técnica e contundente, garantindo o arquivamento da ação tanto na primeira quanto na segunda instância”, concluiu.
Com a decisão unânime do TSE, fica definitivamente mantido o resultado das eleições municipais de 2024 em Castilho, encerrando qualquer questionamento jurídico sobre o pleito.

Receba Informações na Palma da Sua Mão