Ex-ministro Raun Jungmann – Foto: Valter Campanato/ ABr
Ex-ministro morre de câncer em Brasília, neste domingo, aos 73 anos
Cláudio Humberto –
Faleceu na noite deste domingo (18) no hospital DF Star, em Brasília, o ex-ministro e ex-deputado federal Raul Jungmann, após anos de luta contra o câncer. Jungmann tinha 73 anos de idade.Ele foi eleito por três vezes deputado federal, e ocupou por cinco vezes cargos de ministro de Estado.
Ele foi ministro três vezes no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que o nomeou para as pastas do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias.
No governo de Michel Temer, Jungmann marcou época como ministro da Segurança Pública, quando desenvolveu um programa inédito de financiamento da área em todos os Estados, derrubando todos os indicadores de criminalidade no País. O ex-presidente divulgou nota em homenagem ao ex-colaborador:
– “Um brasileiro que soube servir ao país. Por onde passou deixou sua marca. Fosse como ministro da Reforma Agrária, ministro da Defesa e Segurança Pública, fosse como grande parlamentar. Tristeza no plano cívico, saudades no plano pessoal. Descanse em paz, Raul!”
Jungamnn era pernambucano e começou a atuar na política militando no antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB), o “Partidão”, ainda nos tempos de clandestinidade, que depois foi rebatizado de PPS (Partido Popular Socialista), até adotar Cidadania, sua denominação atual.
