Deportados chegam ao Brasil em avião da Força Aérea dos EUA | Reprodução
Último voo com imigrantes expulsos chegou ao país no dia 31 de dezembro, totalizando mais de 3 mil repatriados
Camila Stucaluc -SBTNews
O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos bateu recorde em 2025. Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apontam para mais de 3 mil repatriados no período, número que representa um aumento de 99,8% quando comparado ao registrado em 2024 (1,6 mil).
O último voo de imigrantes expulsos do território norte-americano chegou na última quarta-feira (31), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), com 124 deportados. Entre os passageiros estavam pessoas com até 60 anos, além de adolescentes e crianças. Ao todo, 37 voos de repatriação foram realizados no ano.
A deportação em massa foi uma das promessas do presidente Donald Trump, que vem pregando uma política de tolerância zero com imigrantes ilegais nos Estados Unidos. Além das retiradas forçadas, o republicano criou um programa de “autodeportação”, visando incentivar a saída voluntária de imigrantes do país. A iniciativa conta passagem aérea e uma assistência financeira de cerca de US$ 1.000.
Inicialmente, a deportação gerou tensão entre Brasil e Estados Unidos, uma vez que os primeiros brasileiros deportados desembarcaram no país, em janeiro, algemados e com os pés acorrentados.
