CASTILHO – O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Castilho realizou reunião na noite da última quarta-feira com a equipe de governo do prefeito Paulo Boaventura. A reunião, conduzida pelo presidente do conselho, Ricardo Peixoto, teve como objetivo sanar dúvidas referentes ao torneio de pesca que ocorrerá no dia 26 de outubro, última semana antes do início da piracema e fechamento da pesca.
A reunião contou com a presença da subsecretária de Meio Ambiente e Turismo, Rejane Flor, da diretora do Turismo, Wânia Simões, dos demais membros do COMTUR e também do vereador Arapa Pintor. Este, por sua vez, apresentou bastante questionamento que recebeu de amigos pescadores a respeito do evento.
Conforme definido em reunião, o torneio terá como prioridade o pescador e a pesca em si. Diferente das edições anteriores, este ano será realizado no Porto Independência, nas proximidades do bico da Ilha Cumprida.
Para participar, é necessário realizar a inscrição em dupla ou individualmente até o dia 17 de outubro pelo link (https://forms.gle/WybKej6Bw2QZqofa6 ) ou via QR Code que consta no cartaz de divulgação. No próprio link o pescador terá acesso ao regulamento do torneio, bem como a chave pix para o pagamento da taxa de R$ 400,00 da inscrição.
Embora o torneio seja em dupla, nada impede que uma pessoa pesque solitária. O que não pode ter são três pessoas pescando dentro do mesmo barco. Para aquelas duplas que não têm arrais, será permitido contratarem um piloteiro, mas esse em hipótese algumas poderá pescar. Caso haja descumprimento na regra, a dupla será eliminada da participação do sorteio.
Os participantes receberão um kit composto por duas camisas personalizadas, 2 bonés e uma régua para medição de peixe, além de duas pulseiras para a confraternização. Além disso, cumprindo todas as regras, os participantes concorrerão ao sorteio de dois barcos, duas carretas para transporte de barco, um motor 15hp e três motores elétricos.
Com início às 8h, a prova terá duração de 3 horas, e para ter direito a participar dos sorteios, é exigido o cumprimento de pelo menos 50% da prova. Haverá também troféus para os cinco primeiros colocados, bem como troféu para o maior peixe (entre os homens), e troféu de maior peixe (entre as mulheres).
Tanto no decorrer do torneio, quanto na confraternização será obrigatório o uso da camiseta do torneio, como forma de identificação. Na reunião, foi questionado sobre aqueles que queira apenas participar da confraternização. Embora esse não seja o objetivo, vender convite para o almoço, o interessado deve da mesma forma que o pescador realizar a inscrição e pagar a taxa de R$ 400,00. A diferença é que se não entrar no rio, conforme o regulamento, não poderá participar do sorteio dos prêmios principais.
Quanto a venda somente da camiseta, havendo sobras, só estará disponível após o torneio.