Crédito – Foto – Ricardo Peixoto
CASTILHO – O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, esteve em Castilho nesta sexta-feira, 12 de setembro, cumprindo uma agenda intensa na cidade. Recebido pelo prefeito Paulo Boaventura e pelo vice João Gabriel, o ministro participou de duas importantes atividades que destacaram o compromisso com a reforma agrária e o desenvolvimento rural na região.
A primeira agenda ocorreu no Gabinete da Prefeitura, onde Paulo Teixeira assinou o convênio para o programa Terra Cidadã, um acordo de cooperação técnica com o Incra – representado na ocasião pela superintendente Sabrina Diniz, e os municípios visando agilizar serviços de apoio à reforma agrária e governança fundiária.
O programa Terra Cidadã visa facilitar o acesso a serviços essenciais como inscrição e saneamento cadastral, elaboração de projetos produtivos e regularização fundiária para assentamentos, buscando fortalecer a estrutura agrária local.
Estiveram presentes prefeitos de outras 12 cidades da região, lideranças regionais e deputados como o federal Nilto Tato e as estaduais Márcia Lia Bebel e o assessor do deputado estadual Itamar Borges, Felipe Alves.
Alguns prefeitos tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas particulares ao ministro ainda no Gabinete do prefeito Paulo Boaventura, entre eles Airton Gomes (Guaraçaí), Júlio Cesar (Rubiácea) e Fernando Santana (Nova Independência).
A outra agenda do ministro foi no clube da 3ª Idade, onde se reuniu com mais de 300 mulheres assentadas para anunciar novos programas do Governo Federal focados no fortalecimento da reforma agrária no estado.
Em sua fala, Paulo Teixeira primeiramente disse que trouxe um abraço do presidente Lula a todos presentes. Em seguida, discursou sobre a importância da participação de cooperativas na elaboração dos créditos produtivos e habitacionais, destacando ações que buscam melhorar a vida dos agricultores familiares e assentados.
O ministro também falou sobre o Acordo de Cooperação Técnica entre o MDA, o INCRA e a MARFRIG, empresa brasileira de alimentos, formalizando a primeira parceria público-privada do ministério, demonstrando esforços para integrar ações governamentais com o setor privado em prol do desenvolvimento agrário.
Ao término de sua fala, Paulo Teixeira foi surpreendido com a homenagem do título de Cidadão Castilhense ofertado pelo Legislativo castilhense. O presidente da Câmara, João Paulo Araújo, fez a entrega da placa juntamente aos demais vereadores, reconhecendo a importância da visita e do trabalho do ministro para a comunidade.
Enquanto almoçava no local, Paulo Teixeira prestigiou a apresentação de danças do grupo de assentadas “Quem Dança, Seus Males Espanta”, bem como assistiu a alguns vídeos das ações do Governo de Castilho junto aos produtores rurais, demonstrando interesse nas iniciativas locais.
Antes de ir embora, o ministro andou pela feirinha montada no lado externo do salão para conhecer o trabalho e os frutos dos assentados, interagindo com os produtores e valorizando a produção local.