Castilhense doutorado em Literatura é tema de reportagem em jornal online de Goiás

O castilhense SAMUEL CARLOS MELO, que é Dr. em Literatura Brasileira pela USP e professor de Literatura na UEG, além de escritor e músico, foi destaque no jornal online “Oeste Goiano Notícias” na tarde desta segunda-feira (23).
Em sua visita mais recente a Castilho, Samuel foi um dos homenageados pelo prefeito Paulo Boaventura durante a inauguração da Revitalização da Estação Ferroviária “Alfredo de Castilho”. Na ocasião, a Administração reconheceu a importância de seu engajamento político e cultural no município antes de ingressar no meio acadêmico.
A reportagem, que reproduzimos parcialmente abaixo, relata sua recente viagem à Alemanha, onde participou de eventos acadêmicos e culturais. Confira:
“DOCENTE DA UEG PARTICIPA DE EVENTOS NA ALEMANHA
O professor Samuel Carlos Melo, da Universidade Estadual de Goiás (UEG – Unidade Iporá e Câmpus Cora Coralina), participou recentemente de dois eventos acadêmicos e culturais na cidade de Hamburgo, Alemanha.
A convite da Cátedra de Filologia Românica, Literatura e Mídia, do Instituto de Estudos Românicos da Universidade de Hamburgo, o professor foi responsável pela conferência de encerramento do 1º Colóquio Hanseático-Brasileiro de Cultura e Literatura, realizado nos dias 12 e 13 de junho. Com o título “Corpo e memória: as configurações do sujeito lírico na poesia de Pio Vargas e Joaquim Cardozo”, a conferência foi apresentada no dia 13 e integrou uma programação voltada ao debate sobre literatura brasileira e suas interfaces com a cultura e os estudos interdisciplinares.
A atividade ocorreu no Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões e contou com a organização do Prof. Dr. Markus Schäffauer e das doutorandas Natália Lima Ribeiro e Maria Teresa Costa de Azevedo. A conferência resultou de dois projetos de pesquisa vinculados à UEG: “As configurações da memória em Mundos paralelos, de Joaquim Cardozo” e “‘A língua estrangulando palavras’: a (re)configuração do sujeito lírico na poesia de Pio Vargas”.
Durante sua fala, o professor Samuel propôs uma leitura comparativa das poéticas de Joaquim Cardozo (1897–1978) e Pio Vargas (1964–1991), com enfoque nas articulações entre corpo e memória na construção do sujeito lírico. No caso de Pio Vargas (poeta natural de Iporá), a análise do poema “O fogo nas vísceras” apontou como a linguagem poética tensiona os limites entre forma e matéria.
Já em Joaquim Cardozo, o foco recaiu sobre o poema “Filho pródigo” e suas ressignificações da memória coletiva e da tradição bíblica. A conferência refletiu sobre lirismos atravessados por fragmentações temporais, vínculos afetivos e experiências de descentramento subjetivo.
Além da participação no colóquio, o professor também integrou a programação do evento El Popurrí, ocorrido no dia 17 de junho na Cantina Fux & Ganz, espaço cultural localizado em Hamburgo. A convite do Prof. Markus Schäffauer e de Alejandra del Río, Samuel recitou e comentou poemas de seu livro Tafofobia goiana. A atividade reuniu convidados da cena literária e artística latino-americana residente na Alemanha, com leituras, música ao vivo e gastronomia típica.
Sobre o professor:
Samuel Carlos Melo é doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação e mestrado em Letras, com ênfase em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Estadual de Goiás, atuando no curso de Licenciatura em Letras (Câmpus Oeste/UnU de Iporá) e no Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI – Câmpus Cora Coralina), onde exerce também a função de coordenador. (…)”
A reportagem completa, pode ser lida no link: https://oestegoiano.com.br/…/docente-da-ueg-participa…/
(Fonte do texto e fotos: Jornal Oeste Goiano)

Receba Informações na Palma da Sua Mão