CASTILHO – A Prefeitura de Castilho, em parceria com a Usina Viralcool, dará início à segunda etapa do programa Novo Campo Acolhedor, iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura e da pecuária local.
Na manhã desta sexta-feira, 23, o secretário municipal de Agricultura e Pecuária e vice-prefeito, João Gabriel, esteve na Usina Viralcool, onde se reuniu com o gerente administrativo da empresa, Jucelino Vieira, para alinhar os últimos detalhes da parceria.
De acordo com o vice-prefeito, assim como ocorreu nas edições anteriores, a Usina Viralcool ficará responsável pelo fornecimento das mudas de cana, enquanto que o Governo Municipal entrará com o transporte e o preparo da terra junto aos produtores rurais participantes do programa.
O Programa Campo Acolhedor é uma iniciativa inédita na região, criada ainda na primeira gestão do prefeito Paulo Boaventura (2021–2024). Inicialmente, o projeto teve como foco o cultivo de capiaçu e, posteriormente, foi fortalecido com a parceria da usina, que passou a fornecer mudas de cana-de-açúcar aos produtores.
Em 2025, durante a primeira etapa do Novo Campo Acolhedor, mais de 100 produtores rurais castilhenses foram beneficiados. Durante o encontro, João Gabriel destacou a importância da parceria e agradeceu, em nome do prefeito Paulo Boaventura, o apoio contínuo da usina, considerada uma das empresas que mais geram empregos no município e que também se destaca por ações de responsabilidade social junto à comunidade rural.
“Essa parceria é fundamental. Mais do que simplesmente fornecer o alimento, a usina e a prefeitura estão ensinando o produtor a produzir. Em vez de ficarem totalmente dependentes do bagacinho de cana em períodos de seca, agora eles podem plantar, produzir o próprio alimento para o rebanho e se preparar melhor para a estiagem”, explicou o secretário de Agricultura e Pecuária.
Para este ano, a Secretaria de Agricultura já conta com uma lista de novos produtores inscritos no programa. Outros interessados em participar da segunda etapa do Novo Campo Acolhedor devem procurar a secretaria municipal para realizar o cadastramento e obter mais informações.

