Câmeras de monitoramento flagram descarte irregular de resíduos próximo ao Ecoponto Urbano

CASTILHO – Apesar da inauguração do Ecoponto Urbano, alguns moradores ainda preferem descartar resíduos de forma inadequada, ignorando o local e colocando em risco o meio ambiente. Câmeras de monitoramento flagraram um veículo, uma caminhonete branca, passando em frente ao Ecoponto com a carroceria cheia de resíduos e seguindo para uma estrada nas imediações.

O abuso ocorreu duas vezes no mesmo dia, 21 de dezembro, com o mesmo veículo. As imagens mostram a caminhonete passando por volta das 11h e 16h, carregada de resíduo, e retornando vazia. Posteriormente, foi realizada vistoria na estrada e identificado os resíduos descartados de forma irregular. A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Bem Estar Animal, Jéssica Afonso, lamentou o ocorrido e destacou que o Ecoponto está em pleno funcionamento, inclusive aos sábados e domingos.
“O material que havia na caminhonete poderia ter sido descartado tranquilamente no Ecoponto. Além de ser uma atitude legal e responsável, o autor do descarte ilegal evitaria tal constrangimento e impacto ao Meio Ambiente”, disse a secretária.
O descarte irregular está sujeito a multa prevista nas leis nº27/2010 e nº 3.159/2022.
O Ecoponto Urbano foi construído para evitar o descarte irregular de lixo aos arredores da cidade e está localizado no final da avenida José Luciano Pereira, próximo ao setor de Transporte da prefeitura de Castilho. A população é lembrada de utilizar o local de forma correta e respeitar o meio ambiente.

Receba Informações na Palma da Sua Mão