Petrobras abre 700 vagas para jovens aprendizes e Três Lagoas está entre as cidades contempladas

A iniciativa busca promover a formação profissional e o ingresso de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

Da Redação –Hojemais

A Petrobras anunciou a abertura de 700 vagas para o programa Jovem Aprendiz em 13 estados e no Distrito Federal, com oportunidades destinadas a Três Lagoas. A iniciativa busca promover a formação profissional e o ingresso de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, em parceria com o Senai, que será responsável pela parte educacional do programa.

(Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras)

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 6 a 12 de outubro pelo site jovemaprendizpetrobras.gruposeres.com.br . O programa terá duração de 21 meses, oferecendo 30 cursos — sendo 18 de aprendizagem básica e 12 técnicos, distribuídos em 39 turmas em todo o país.

Reforçando o compromisso social, a Petrobras adotou cotas específicas nesta edição:

  • 30% das vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas;
  • 20% para pessoas com deficiência;
  • 15% para egressos de trabalho infantil ou análogo à escravidão;
  • 10% para adolescentes em acolhimento institucional ou cumprimento de medida socioeducativa.

O processo seletivo também levará em conta critérios de vulnerabilidade e risco social, garantindo prioridade a quem enfrenta mais barreiras para ingressar no mercado.

Entre os cursos ofertados estão: assistente administrativo, eletricista industrial, mecânico de manutenção, instrumentação, soldador, assistente de logística, desenvolvedor de sistemas, petroquímica e sistemas de energia renovável.

Os aprendizes terão carga horária de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira, e contarão com carteira assinada, salário mínimo integral, vale-transporte, 13º salário, férias, FGTS, além da possibilidade de adesão a plano de previdência complementar e ao programa de atividade física da companhia.

Podem se inscrever jovens de 14 a 21 anos e 7 meses. Não há limite de idade para pessoas com deficiência. Os candidatos que ainda cursam o Ensino Médio devem comprovar matrícula e frequência escolar, com aulas em turno diferente do curso de aprendizagem.

Receba Informações na Palma da Sua Mão