Lula embarca para Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU)
Presidente do Brasil fará o tradicional discurso de abertura do debate de lÃderes na terça-feira (23)
- Por da Redação JP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para Nova York neste domingo (21) para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A viagem ocorre em um momento de atrito diplomático entre Brasil e Estados Unidos, principalmente após a imposição de sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Na terça-feira (23), Lula fará o tradicional discurso de abertura do debate de lÃderes. É praxe que o representante brasileiro seja o primeiro a discursar no evento, seguido pelo lÃder dos Estados Unidos. Esse protocolo levanta a possibilidade de um encontro breve entre os dois presidentes nos corredores da sede da ONU.
A relação entre os dois paÃses ficou ainda mais tensa depois que o governo Trump impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, que atingiu diversos setores da economia, foi vista como uma tentativa de pressionar o Brasil a não julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Bolsonaro foi condenado a mais de 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Em resposta, o governo americano prometeu novas sanções contra o Brasil. Nos últimos meses, autoridades brasileiras, incluindo o presidente Lula, criticaram a polÃtica tarifária e a tentativa de interferência na soberania nacional. Por outro lado, Trump e sua equipe têm acusado o Brasil de perseguir politicamente Bolsonaro.