Um dos momentos mais esperados pelos pais castilhenses nesta intensa programação comemorativa dos 72 anos de emancipação política do município, está prestes a chegar. A 3ª edição do “Torneio Baby Foot” de futebol de campo acontecerá neste sábado (30), a partir das 08h00, com pelo menos 50 pequeninos de 06 até 09 anos disputando títulos no gramado do Centro Comunitário “Hilton de Toledo Júnior” (Leão I).
A competição, na verdade, é um presente do Prefeito Paulo Boaventura a todas as crianças que não perdem os treinos nas escolinhas de base e também para os pais, que apoiam, incentivam e torcem pelo pleno desenvolvimento físico e motor dos filhos.
“Nossas escolinhas de base e todo o processo de ensino-aprendizagem que elas proporcionam, são de grande importância para a formação de caráter das crianças. Enquanto se divertem jogando bola, aprendem a compartilhar e interagir com os colegas, compreender que a participação é mais importante que a vitória e que a equipe [coletivo] vêm antes do individual. Isso é disciplina e são ensinamentos que levarão consigo por toda a vida”, afirma o Diretor de Esportes, “Sylvinho Black”.
O projeto mantido pela Prefeitura é comandado em campo pelo professor Cícero Moreira Ricardo, que conduz as aulas realizadas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 15h30, no próprio gramado do Centro Comunitário “Hilton de Toledo Júnior”, onde a presença rotineira dos pais e outros familiares das crianças é notória:
“Os pais são os grandes incentivadores dos filhos. Eles torcem, comemoram e impulsionam as crianças dentro do campo. Também acalentam quando a partida não agrada muito os filhos e dão o apoio emocional necessário para que eles continuem os treinamentos. Pra nós, da equipe técnica, os pais e mães torcedores são tão importantes quanto a bola nos pés das crianças”, observa o técnico Cícero.
Importante lembrar que as aulas são gratuitas e que qualquer criança com idade entre 06 e 09 anos pode participar das aulas. Os pais interessados só precisam comparecer com os pequeninos ao estádio nos dias e horários de treinamento.
(Marco Apolinário/JPN)