CASTILHO – A Praça do Vento de Castilho agora tem um novo nome: Praça Maria Gorete de Assis. Essa é uma homenagem póstuma à castilhense Maria Gorete de Assis, que faleceu em 2024. O prefeito Paulo Boaventura oficializou o novo nome da praça na última sexta-feira,18, aproveitando da visita de Edson Assis, um dos filhos da homenageada.
Para o filho caçula, a homenagem também soou como presente pessoal, já que um dia antes foi aniversário dele. Edson Assis falou com emoção e orgulho ao saber que agora sua mãe é nome de praça na cidade.
“Sou muito grato ao prefeito Paulo que atendeu ao pedido da família. Pois no dia do velório dela eu já tinha solicitado a ele para colocar o nome de minha mãe na praça”, relatou Edson.
Ele explicou que era muito significativo para a família ter o nome de Gorete nesse espaço público, pois ela residia bem em frente à praça do bairro Leão 1 e cuidava do local como se fosse dela.
“Mantinha o local sempre limpo e não deixava molecada praticar vandalismo. Era um dos locais preferidos dela nos fins de tarde”, recorda o filho.
O vereador Ademar Onório, popular Lorinho, também havia apresentado na Câmara um Projeto de Lei referente a essa mesma homenagem. Gorete morava na rua Cirilo Eleuterio de Souza, nº 120, no bairro Leão 1, em frente à Praça do Vento, onde cuidava voluntariamente do local.
Maria Gorete de Assis, nasceu em 1954, na cidade de Cajazeiras na Paraíba. Foi casada com Antônio Rodrigues de Freitas, com quem teve 4 filhos (Rejanea, Reginaldo, Regilânia (in-memorian) e Edson. Chegou em Castilho em meados de 1989, depois de passar pelos estados de PB, RJ, PA, CE e PR.
Por muito tempo, foi membro ativo na Terceira Idade, sempre organizando e participando de festas, bailes e jogos regionais na categoria Dança de Salão. Em 2021, na pandemia, deixou esta cidade com destino à São Paulo, onde estavam seus três filhos, na intenção de ajudá-los e também cuidar de sua saúde, porém sempre manteve contato com outros munícipes e membros da terceira idade e sempre lamentava o término das atividades na entidade na sua época.
Segundo familiares, ela planejava voltar a Castilho. Mas infelizmente faleceu no dia 30 de março de 2024, deixando filhos, lembranças e muitas saudades.