Castilho forma mais uma turma do Programa Bombeiro na Escola

CASTILHO – Nesta sexta-feira, 220 alunos do Ensino Fundamental I e II de Castilho se formaram no programa Bombeiro na Escola, uma iniciativa criada e implantada na Rede Municipal de Ensino desde 2024.

O programa consiste no trabalho de um bombeiro educador em sala de aula, que ministra conceitos básicos de prevenção a acidentes e riscos, bem como orienta os alunos sobre como agir em situações de emergência.

A solenidade de formatura ocorreu no CIEC e contou com a presença do prefeito Paulo Boaventura, da secretária de Educação e Cultura, Silvânia Cintra, do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Belina, e do cabo Rufino, instrutor do programa.

Durante a cerimônia, os alunos fizeram um juramento perante os pais e amigos, comprometendo-se a aplicar o que aprenderam. Em seguida, receberam certificados e tiveram a presença do mascote Faísca. O momento mais esperado foi o banho que eles tomaram diretamente do caminhão do Corpo de Bombeiros, simbolizando o “batismo” deles como bombeiros mirins.

Em sua fala, o prefeito Paulo Boaventura destacou o investimento da gestão na área de segurança e prevenção. Ele lembrou que, quando assumiu a prefeitura em 2021, a cidade ainda não contava com uma base comunitária do Corpo de Bombeiros, e que recentemente assinou um convênio com o Governo do Estado para que os bombeiros possam atuar 24 horas em Castilho.

O tenente Belina parabenizou a Administração por ter abraçado a causa do programa Bombeiro na Escola, enquanto o cabo Rufino relembrou algumas das dicas ministradas em sala de aula, como o número do Corpo de Bombeiros e a importância de usar cinto de segurança.

A secretária de Educação, Silvânia Cintra, destacou que a proposta do programa é que os alunos sejam multiplicadores do que aprenderam e levem o conhecimento para os familiares. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Castilho busca promover a cultura de prevenção e segurança entre os jovens e a comunidade.

Receba Informações na Palma da Sua Mão