Crédito – (Marco Apolinário/JPN)
CASTILHO – O Grupo Organismo anunciou nessa semana que o Centro Comunitário do Assentamento Rio Paraná será o ponto de encontro da banda com o público da área rural de Castilho na segunda etapa de seu projeto cultural aprovado pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc.
Conhecido na região pelo repertório eclético, o Grupo navega tranquilamente do Pop Rock ao Sertanejo, passando pelo Gospel e o Hip Hop, sem deixar de lado a MPB e composições autorais. Essa miscelânea musical que tende a agradar públicos de todas as idades e gostos, é o que a banda pretende levar ao máximo de moradores da área rural do município neste ano de 2025, executando o projeto ‘Organismo Rural Music’.
De acordo com o projeto aprovado e financiado pelo Ministério da Cultura através da Prefeitura de Castilho, o Grupo fará apresentações gratuitas de seu repertório em três áreas rurais do Município. A primeira etapa desta miniturnê, aconteceu no dia 29 de março, reunindo a comunidade do Assentamento Terra Livre na Quadra Poliesportiva daquela localidade. O evento cultural inédito, também incentivou os empreendedores do Terra Livre a montarem uma bem servida Praça de Alimentação e a banda abriu espaço em seus microfones, para que talentos locais pudessem dar uma “palhinha” durante o show.
Renato Ortunho – líder do Grupo, disse que o próximo encontro deles com o público está marcado para o início da noite de sábado, dia 31 de maio (17h), onde os microfones serão novamente abertos aos músicos locais e a comunidade também terá oportunidade de comercializar seus produtos.
“O Organismo é exatamente isso: um conjunto de pessoas que trabalham em sintonia para proporcionar lazer e entretenimento àqueles que geralmente não tem condições de ir até a cidade para desfrutar desses atrativos”, explica o vocalista e líder, Renato Ortunho.
TRAJETÓRIA
Criado em 2023, o Grupo Organismo é composto por cinco integrantes: Renato no violão e voz principal; sua esposa Cíntia no backing vocal, Juninho no contrabaixo/violão e backing vocal, o filho Guilherme na Bateria e a filha Larissa na produção. Detalhe interessante: todos eles são da mesma família, “incluindo o Juninho, que é praticamente um irmão de todos nós”, como Renato costuma definir.
No mesmo ano em que foi criado, o Grupo teve seu primeiro projeto aprovado por uma Lei Federal de Incentivo Cultural – a “Lei Paulo Gustavo”. Com os recursos financeiros obtidos na premiação, eles investiram em instrumentos musicais, aparelhagem de som, um minipalco, adequação do estúdio de ensaio e material publicitário para divulgar seus trabalhos. Em contrapartida, produziram seu 1º videoclipe, com a música autoral “Senhora Musa”, que você pode assistir acessando: https://www.youtube.com/watch?v=fceK5HuW9Jg…, além de se apresentarem em eventos promovidos pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto castilhense.