Os projetos educativos, sociais e de conscientização tem sido realizados anualmente em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, ou estaduais como a da Cultura, Economia e Industria Criativas do Estado de São Paulo, com instituições como Bombeiro, Polícia Militar e Polícia Ambiental, ou ainda com empresas privadas como Comerc Renew, Viralcool, Águas de Castilho, Tijoá e CTG Brasil.
CONTRATAÇÕES: Foram 63 efetivações de professores, interlocutores entre MEC SEE e a formação final. Habilitação e formação pela Universidade de MG para os professores da Educação Infantil – projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil. SESI Capacitação do Sistema SESI aos professores da Rede PAR (Programa Alfabetização Responsável).
JEPP I (Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Formação para professores do 1º ao 9º ano. Apostila para todos professores.
PLANO PELA PRIMEIRA INFÂNCIA – O processo foi iniciado em junho deste ano e atraiu a Castilho representante de várias cidades vizinhas. A definição das políticas públicas destinadas a acolhimento integral às crianças de 0 a 6 anos, é elaborada por uma comissão especial composta por representantes da Educação, Saúde, Assistência Social, Sociedade Organizada e Governo Municipal.
MANUTENÇÕES: Quadras das escolas Youssef com iluminação, quadra Mauro Roberto, quadra do Nova Iorque. Aquisição de novos refrigeradores de água para a escola, retirada de árvores que comprometiam a estrutura de solo, nova rampa e calçamento. Manutenção e funcionamento de 5 salas de informática. Aquisição de freezer para o Mauro Roberto, bebedouros de coluna, portões eletrônicos e climatização dos ambientes escolares. Conclusão de obras de capacidade energética em três escolas que não tinham ares condicionados: Emei Parquinho, Rosemira e creche CEMEI Adelaide.
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL – Contratação de quadro de apoio escolar. Três inspetores de aluno, 2 agentes administrativos, 10 ADI. Entre professores, ADIs e servidores do quadro, profissionais de apoio, monitores, estagiários, merendeiras, motoristas foram 175 novas oportunidades de trabalho e experiências e mais eficácia os processos educacionais. Valorização e evolução salarial dos professores.
CULTURA – Investimento em manutenção dos instrumentos da BAMAC, início do programa Música Salva, aquisição de acordeons, novas cadeiras par as oficinas musicais, aquisição de instrumentos de viola caipira e violão, instalação de ar condicionado, novos figurinos pra oficinas de dança, transporte para concurso em Foz do Iguaçu. Atendimento de 400 alunos pelo Projeto Guri e benefício a dezenas de artistas locais pelas leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.
ESPORTE – Participação nos jogos da Juventude realizado pelo Estado, participação no JOMI (Jogos da Melhor Idade), Copa Regional de verão society sub 11, 13 e 15. Participação nos jogos regionais do estado de São Paulo, festival de malha, festival de bocha, liga regional de malha, corrida Castilho Acolhedor, Copa Futsal com reinauguração do ginásio de Esportes. Retorno das escolinhas de futebol, handebol e voleibol. Apoio a todas entidades esportivas com transporte gratuito.